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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/11/2013 |
Data da última atualização: |
13/11/2013 |
Autoria: |
PAIXÃO, R. B.; MELO, D. R. A. de; SOUZA-SILVA, J. C. de; CERQUINHO, K. G. |
Afiliação: |
ROBERTO BRAZILEIRO PAIXÃO; DANIEL REIS ARMOND DE MELO; JADER CRISTINO DE SOUZA-SILVA; KLEOMARA GOMES CERQUINHO. |
Título: |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em administração sobre o assédio moral. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v. 48, n. 3, p. 516-529, jul./ago./set. 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do
por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema. |
Palavras-Chave: |
Assédio moral; Professor universitário. |
Thesagro: |
Administração; Ensino Superior. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio-Norte. |
Data corrente: |
01/06/2023 |
Data da última atualização: |
11/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BRITO, J. C.; PEREIRA, L. M.; CARDOSO, M. J.; ARAUJO NETO, R. B. de; BRAGA, M. de M. |
Afiliação: |
JHONATH CARNEIRO BRITO, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO; LUCAS MAIA PEREIRA, BOLSISTA CNPQ/CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; RAIMUNDO BEZERRA DE ARAUJO NETO, CPAMN; MARILENA DE MELO BRAGA, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO. |
Título: |
Produtividade de milho em função da densidade de plantio de Urochloa ruziziensis no leste maranhense. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MEIO-NORTE, 7., 2021, Teresina, PI. Anais... Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2023. (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 287). p. 32. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O sistema integrado lavoura-pecuária é uma tecnologia que contribui para o crescimento socioeconômico do estado do Maranhão. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma expansão de áreas exploradas com culturas anuais em consórcio com a atividade pecuária. A soja e o milho são as principais culturas utilizadas nos sistemas integrados, nas propriedades agrícolas do estado do Maranhão. |
Palavras-Chave: |
Sistemas integrados. |
Thesagro: |
Matéria Seca; Zea Mays. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1154172/1/ProdutividadeMilhoFuncaoVIIJornadaCientificaEmbrapaMeioNorteDoc287-p32.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Meio-Norte (CPAMN) |
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